Olá queridos catequistas e famílias! 💗
Como é bom saber que a partir da oração, nós falamos com Deus e Ele também fala com a gente!
Foto: Vivian Ribeiro |
Sem a oração, o processo de Iniciação Cristã e a vivência de qualquer cristão torna-se falha! Pois é com a oração, que nós podemos abrir o nosso coração, a nossa mente e os nossos pensamentos para Deus, que está sempre a nos ouvir.
A correia do dia-a-dia pode muitas vezes fazer com que a nossa oração fique em segundo plano, e desta forma, colocamos Deus em segundo plano também.
Como catequistas, temos a missão de introduzir as crianças e os jovens na mística da oração, pois a realidade em casa, com os pais e os responsáveis pode muitas vezes não propiciar este momento para as crianças.
É a partir da oração, que pedimos um direcionamento para Deus, onde mostramos para ele com sinceridade tudo o que carregamos lá no fundo, onde ninguém mais pode ver. Na oração, pedimos que Deus faça parte das nossas vidas, por isso, a importância de pedir que Ele também faça parte dos nossos encontros de catequese.
Não existe uma fórmula correta de como fazer a oração na catequese, mas existem algumas dicas que podem nos ajudar como catequistas neste processo de iniciação cristã.
- Sempre falamos de Deus durante os encontros de catequese, por isso, a importância de iniciarmos o encontro de catequese falando COM Ele, demonstrando a importância da Oração Inicial no encontro!
- Convide as crianças e jovens a formarem um círculo, como símbolo de união. A oração não é momento de brincadeira, é momento de reflexão. A oração inicia-se a partir do momento em que as crianças em silêncio, refletem as suas atitudes e acontecimentos da semana.
- Muita vezes como catequistas, ficamos presos às orações convencionais como o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Santo Anjo. Mas aqui vai um desafio: como catequista inicie um momento de orações espontâneas, pois é a partir dessas orações que as crianças vão criando uma intimidade com Deus!
- O momento de orações espontâneas pode ser tanto de agradecimento, quanto de pedidos. Por isso, incentive as crianças a rezarem não só por elas, mas pelas pessoas que elas conhecem e por aqueles que necessitam de ajuda e que estão a sofrer. Pouco a pouco, o catequista vai percebendo o quão bonito é este momento e quanto as crianças vão se sentindo mais a vontade para rezar. A cada agradecimento, pode-se dizer: "Nós te agradecemos, Senhor" e a cada pedido: "Nós te pedimos, Senhor".
- Depois da oração da criança, o catequista é convidado a pedir a presença do Espírito Santo. Lembrando que temos que ter palavras simples em nossas orações, para que isso não se torne um obstáculo para as crianças. Catequista, com suas palavras, convide Jesus para participar deste encontro, pedindo que Ele abra os nossos corações e os nosso ouvidos para a Sua Palavra!
- Só a após este momento de oração é que as atividades, leituras, dinâmicas sobre o tema do encontro é que podem começar!
- Assim como é importante inciar o encontro com a oração, é importante também que o encontro seja encerrado com a Oração Final. Neste outro momento de oração o Catequista pode escolher um versículo ou salmo que traz a mensagem final do encontro. Este momento é uma forma de fazer com as crianças memorizem alguma palavra ou ensinamento que está na Palavra de Deus.
"A verdadeira oração faz-nos sair de nós mesmos e nos abre ao Pai e aos irmãos mais necessitados." (Papa Francisco)
E aí gostaram desta publicação? Compartilhe com os seus amigos, e o mais importante: Realize momentos de oração com as crianças e jovens!
Deixe a sua opinião e comentário!👍
Deus nos abençoe!
Ameiiii
ResponderExcluirEXCELENTE, me ajudou muito preparar aula catequética
ResponderExcluir